segunda-feira, 28 de março de 2011

TRANSMISSÃO NEUROMUSCULAR

Cada fibra  nervosa normalmente se ramifica extensamente, estimulando de três a várias centenas de fibras musculares. A terminação nervosa forma uma junção neuromuscular com a fibra muscular, perto do ponto médio da fibra e a ação nessa fibra muscular trafega nas duas direções, até suas extremidades. A grande maioria das fibras musculares tem somente uma junção neuromuscular.

Na junção neuromuscular é produzida energia principalmente para formar a síntese do transmissor de excitação do músculo; A acetilcolina, que é absorvida rapidamente. Próximo a região que  sintetiza a acetilcolina, existe uma grande quantidade de enzimas chamadas de acetilcolinesterase que tem a capacidade de destruir a acetilcolina (ENZIMA  complexo químico que tem a propriedade de acelerar ou retardar uma reação química, sem participar do produto final ).

Quando um impulso nervoso atinge a junção neuromuscular a acetilcolina é liberada e excita o músculo, porém num tempo extremamente curto ela é destruída pela acetilcolinesterase, esse mecanismo é importante para que o músculo não seja reexcitado após a fibra muscular ter  se recuperado da primeira estimulação .

A Miastenia Grave, produz paralisia ou fraqueza devido a incapacidade das junções neuromusculares de transmitir sinais das fibras nervosas para as fibras musculares.

É identificado no sangue da grande maioria dos miastenicos anticorpos que atacam os transportadores de acetilcolina ( a acetilcolina necessita de um complexo químico chamado de proteína  para carregar a acetilcolina até o local onde será usada, tecnicamente  os anticorpos atacam a proteína de transporte da acetilcolina-depedente ) dessa forma a excitação fica muito fraca para ativar o músculo , produzindo a fraqueza e paralisia. Quando a fraqueza é muito intensa pode levar ao óbito, particularmente por paralisia dos músculos da respiração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário